A Constelação Familiar, faz parte da Ciência Fenomenológica Universal é fala de todas as influências que recebemos de nossos antepassados, principalmente quando são excluídos.
A Constelação Familiar está cada vez mais difundida. Já sendo desenvolvida em vários países do mundo pelo seu criador, o alemão Bert Hellinger. Seus livros já foram traduzidos para 47 idiomas.
A Constelação Familiar Helligeriana é uma ciência universal, das ordens do convívio humano. Tem como objetivo principal, localizar e remover bloqueios, nos relacionamentos familiares, e onde possam existir problemas, que obstruam, o fluxo da compreensão e da Paz. Pode ser desenvolvida nas diversas áreas tais como: saúde, jurídica, empresariais, educacionais. Profissões em conflitos encontrados nas organizações, povos e culturas.
Assim, são as Constelações. Tratam da VIDA. Precisam pois, serem vistas e reconhecidas como um sistema amplo que proporciona a Ordem e Harmonia. Respeito profundo e humildade no viver. Para que isso aconteça se faz necessário uma mudança de nosso paradigma de compreensão e de concepção da vida.
Para o Constelador, as concepções helligeriana, são como uma Filosofia de Vida que, inclusa, possibilita, um centramanto coerente, responsável, justo, respeitoso com a existência de todo ser vivente e conhecedor da obra de Bert Hellinger
Uma Constelação representa o campo das ressonâncias, não parte de uma ideia ou sugestão do Constelador. Esse apenas sente, o que “ver” e “vê” o essencial. O ESSENCIAL É SIMPLES, MAS NÃO É FÁCIL. É profundamente respeitoso e SILENCIOSO. Embora utilize poucas palavras para marcar uma cicatriz” (Bert Hellinger).
A Constelação Familiar trabalha com informações concretas. Em poucas palavras, e de forma direta, coloca a questão para qual gostaria de “olhar”. Ao colocar os representantes no campo, o Constelador e o Constelador observam os movimentos que se originam, chegando ao surgimento de uma nova imagem e a informação da dinâmica que atua.
O que aparece em uma Constelação Familiar? O que é mostrado em uma Constelação Familiar?
E como pode algo desconhecido, aparecer e se revelar?
É evidente que, um Campo Sábio entra em ação em uma constelação. A Constelação Familiar é um movimento externo de um acontecimento cósmico.
Podemos perguntar: como podem o constelador e o cliente entrar em sintonia com o Campo Sábio?
Como podem se deixar guiar para dentro dele, reconhecendo a boa solução, para então aplicá-la como insight na vida?
E ao observar, o Movimento Cósmico se revela, podendo ser visto, vivido e compreendido por cada um. De qualquer forma precisa, permanecer no espaço sem interpretação.
Uma Constelação funciona com o cliente trazendo uma questão que o aflige. O cliente pode ser uma pessoa, ou uma empresa, escola ou organização, que causa algum tipo de dor emocional, alguma dificuldade ou prejuízo bem concreto.
Normalmente, este atendimento é feito com um Grupo de pessoas que se reúnem, para “constelar” seus temas ou para participar e vivenciar a experiência da constelação.
A partir daí, junto com os participantes do Grupo, que servirão como representantes, as questões são colocadas no Campo em busca da solução.
Com a Constelação Familiar o Constelador consegue “ver” e compreender, além do aparente. Aprende a enxergar a vida por outro ângulo. Passa a observar os sentimentos que não foram processados no seu sistema familiar, percebe o que é seu, e o que não é. É por fim a Constelação Familiar fornece uma grande força para que se possa seguir no caminho da cura e da volta para o seu lugar de pertencimento dentro de seu sistema familiar, respeitando o destino de cada um, por que é de lá onde tudo começa. É tudo começa com papai e mamãe.
“Quem veio antes, tem a precedência aos que chegaram depois. Nossos pais, avós, bisavós. Eles têm um legado a ser reconhecido”. Bert Hellinger, explica que, nossa alma clama por pertencimento, ordem e equilíbrio entre as relações.
O sistema das Constelações Familiares, utiliza a teoria dos “Campos Morfogenéticos”, do escritor inglês Rupert Sheldrake biólogo, bioquímico, parapsicólogo. Descobridor da Ressonância Mórfica – Teoria da Morfogênese
As Ordens do Amor, norteiam a visão pois estão embasadas nas Leis Sistêmicas que regem a Vida.