A 2ª série de webinars Os SÁBADOS HELLINGERIANOS, está voltado para o Relacionamento de Casal – O AMOR QUE UNE, será um espaço de trocas, vivencias e aprofundamentos relacionado à vida de casais. Ampliar nossos entendimentos através das Constelações Familiares Original Hellinger – Familienstellen  é olhar onde ficou impedido o fluxo do Amor, e ver o que causou dificuldades. Qual foi o impedimento, tudo aquilo que gera sintomas e somatizações nos relacionamentos.

 

Qual é a mais básica das relações humanas, a mais bonita e a mais difícil? Com isto mostra-nos, uma complementariedade, que ultrapassa o entendimento de incompletude. Assegurar que “um homem precisa de uma mulher, assim como a mulher de um homem para sentirem-se inteiros” Um casal permanecerá sempre incompleto, pois cada ser humano é uma individualidade, mesmo sendo um casal corroborando no sentido que se possa ver algo maior; portanto nem sempre essa realidade é compreendida e vivida na relação de casal.

Iremos constelar e abordar assuntos específicos em direção as compreensões do relacionamento como: o que une e o que separa, importância da sexualidade, lugar de precedência, o sim e o não, e tudo que atua na profundeza da alma nos relacionamentos afetivos dentro das Ordens do Amor. Quando incluímos essas compreensões, ampliamos a visão macro dos sistemas. E tudo aquilo onde os vínculos estão ligados ao movimento do Espírito. A atração que leva a consumação sexual cria elos energéticos profundos. Tornar-se um casal é ter a possibilidade de uma aprendizagem crescente. Direcionada ao movimento do Mais, a sua sustentação. Mais vida, mais contentamento e mais harmonia.

A base da família é a atração sexual entre homem e mulher. Quando um homem deseja uma mulher, deseja aquilo que como homem, lhe é necessário e não possui. Quando uma mulher deseja um homem, também deseja aquilo que, como mulher, lhe falta. Bert Hellinger

Mediante a grandeza da sexualidade, nos coloca à frente com o que é essencial, fundamental na vida dos relacionamentos íntimos, de casal. Daí a beleza e o grande reconhecimento que assume a sexualidade. Vivemos paralelamente um cotidiano diferente, dessa visão tão lúcida; a respeito desse tema que, por ora é considerado ainda um tabu, algo menor; esquecido ou colocado em segundo plano. Estando a margem de sua nossa própria grandeza, quem não valoriza não compreende, não agradece e não comunga essa potência divina da vida.

Mas, o que impede a felicidade sexualmente falando? De onde vêm as dificuldades? Quais são os aspectos que necessitam serem vistos, compreendidos e trabalhados para que se dê essa liberação?

Ao vermos quais as dinâmicas ocultas atuam e impedem a felicidade, libertamos não só os casais, também suas famílias de origem.

O que buscamos como ideal de Felicidade? O amor com certeza é algo que nos impulsiona.
Todos buscam o amor, não importa qual seja a forma ou a maneira em que ele se manifesta.
Nós sabemos toda maneira de amor vale amar! Como já dizia a canção “ Eles partiram por outros assuntos, muitos, Mas no meu canto estarão sempre juntos, muito.
Qualquer maneira que eu cante esse canto. Qualquer maneira me vale cantar”

Quem são esses que juntos me ensinam a amar e a ser amado? Como ampliar esse amor?
O Sim ao primeiro casal que conhecemos, reconhecendo o sucesso da relação dos meus pais em mim. A importância do Sim a Mãe, para homens e mulheres na abertura para o sucesso no amor. Meu pai é o marido da minha mãe e minha mãe é a esposa do meu pai. Qual a diferença entre a relação do homem e da mulher e a minha relação com meus pais. Onde é o meu lugar ?
O que nos leva a felicidade ou fracasso na nossa vida afetiva em relação aos emaranhamentos familiares?
O que damos ao mundo a partir daquilo que tomamos?
Para onde meu amor flui e que amor estou buscando? Amor Cego x Amor Amplo.
Estou realmente aberta e disponível ao amor? Porque mesmo desejando me relacionar não encontro meu parceiro ideal?

Essas e outras perguntas e questões  serão respondidas e você terá a oportunidade de trabalhar o seu tema ampliando a sua fonte e conexão com a vida e os relacionamentos. Vamos juntos aprender a amar mais e melhor com Familienstellem, uma abordagem criada por Bert Hellinger e desenvolvida junto a sua amada esposa Sophie Hellinger um casal que soube amar e expandir suas descobertas sobre os relacionamentos presenteando o mundo!

A relação amorosa nunca havia sido tão central, talvez, para uma parcela tão significativa da humanidade. A União conjugal deve ser vista como uma oportunidade de crescimento individual, e não de anulação do outro, querendo moldá-lo de acordo com seus próprios desejos.
Quando se fala em traição e ciúmes estamos diante de um fator conflitante que gera, inegavelmente, intensa dor. Isto porque a relação está em desordem.

Tendo como ponto de partida a abordagem Hellingeriana, nascida da mais humilde atitude terapêutica e da observação respeitosa, Bert descobriu as Leis básicas da Vida e, dentre elas, a Lei do Equilíbrio nas trocas. Assim, em um conflito conjugal, as partes envolvidas são corresponsáveis. Como primeiro passo, vale refletir: Que histórias e padrões circulam nas famílias de origem dos parceiros nas relações de casamento?

A crise que um casal enfrenta no relacionamento, poucas vezes tem a ver com o amor que um sente pelo outro. A crise olha para o que não está visível aos olhos do casal, ela aponta para as lealdades que cada um tem para com sua família de origem. Estas lealdades são um atestado do vínculo, consciente ou não, que cada mantém com os padrões e crenças familiares. E de nada adianta bater de frente com essa fidelidade familiar que o parceiro tem com seus pais, como se ele pudesse se desfazer dela, prontamente. Essas fidelidades são importantes, representam muitas vezes o legado dessa família e sua capacidade de sobreviver a adversidades.

A Familienstellen nos oferece o norte para reconhecermos que emaranhados cada um dos parceiros traz para dentro da relação,  e que possam estar  impedindo o fluxo do amor, tão desejado pelo casal. Assim, só  pelo caminho do reconhecimento do que é desafiante para cada um, é que o casal tem a chance de se reconciliar após as crises, ou mesmo, de finalizar a relação em paz.